Governança

Módulo II encerra curso de Análise de Riscos em Projetos Estratégicos

Segunda etapa enfatiza a aplicação da metodologia de gestão de risco

Cláudia Cruz e Lucas Maragno abrem o evento. | Foto: Tatiana Lima (SGGov/UFRJ)

Dando continuidade ao curso sobre Análise de Riscos em Projetos Estratégicos, o Núcleo de Gestão de Riscos da UFRJ, temporariamente absorvido pela Superintendência-Geral de Governança (SGGov/PR6), ministrou o segundo módulo na terça-feira, 20/6. O evento, que ocorreu no auditório da Inovateca e teve a parceria da Superintendência-Geral de Planejamento Institucional (SPI/PR3), teve como principal objetivo apresentar casos práticos e auxiliar os participantes na aplicação da metodologia de gestão de riscos nos processos da UFRJ.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos da UFRJ, Lucas Maragno, iniciou a apresentação recapitulando os conceitos apresentados no módulo I, em especial os relacionados às etapas da gestão de riscos, que foram a base da parte prática do curso. Maragno reconheceu a importância do treinamento para o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos na Universidade. “A iniciativa da PR6 e PR3 de realização do treinamento de gestão de riscos em projetos estratégicos foi essencial para que os servidores tivessem o conhecimento e as ferramentas necessárias para o processo de identificação e avaliação dos riscos. Acredito que é o início de uma mudança de cultura institucional, a cultura da gestão de riscos na UFRJ”, afirmou.

A superintendente-geral de governança, Cláudia Cruz, e o assessor da PR3, Olavo Diogo, demonstraram os procedimentos da gestão de riscos com casos práticos, exemplificando as ferramentas que podem ser utilizadas, a realização da identificação e análise dos riscos e dos controles internos, a construção do mapa de calor e as respostas que a Universidade pode dar aos riscos, indicando ações de melhoria. O assessor da PR3 apresentou exemplos de riscos em cada fase do projeto, considerando fatores internos e externos, além de mostrar como elaborar a matriz de probabilidade e impacto, a de quantificação dos riscos e a de estratégia de respostas, ferramentas importantes na mitigação dos riscos. Cruz destacou a importância da participação de servidores de várias instâncias da UFRJ. “Uma das metas da governança é treinar 200 servidores, para que essa cultura comece a ser difundida. A gente pretende continuar ajudando a desenvolver esse olhar, essa cultura da gestão de riscos aplicada aos nossos projetos, às nossas atividades, dentro daquilo que a instituição nos pede”, enfatizou.

Servidores tiram dúvidas com Olavo sobre a atividade proposta. | Foto: Tatiana Lima (SGGov/UFRJ)

A superintendente da SPI/PR3, Fátima Bruno, considerou o treinamento essencial no momento em que a PR3 está implantando projetos estratégicos. “Os projetos estratégicos são vinculados aos objetivos do Mapa Estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional, que é um documento de grande relevância para a Instituição, tanto no que se refere ao credenciamento e recredenciamento de cursos quanto à descrição das estratégias da Universidade. O curso possibilitará aos envolvidos na elaboração desses projetos o cálculo do risco de cada projeto, bem como na tomada de decisão para minimizar esses riscos. A parceria entre PR6 e PR3 fortalece o trabalho de ambas pró-reitorias”, concluiu.

Na fase final do treinamento, os participantes puderam colocar em prática o conteúdo aprendido durante os dois dias de curso. Por meio de discussões, os grupos identificaram e analisaram os riscos de um projeto, avaliando a probabilidade e o impacto desses riscos. A atividade permitiu que os servidores trocassem ideias sobre o tema e compreendessem o valor da gestão de riscos para a UFRJ.

Assista o módulo II do treinamento.

Acesse o material do módulo II.