Unidade de Gestão de Integridade (UGI)

A necessidade de instauração de Unidades de Gestão de Integridade surge com o Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Consoante as disposições do art. 19 do referido Decreto, os órgãos e as entidades da administração direta, autárquica e fundacional devem instituir o programa de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção.

A Controladoria Geral da União (CGU), no mês de janeiro de 2019, publicou a Portaria CGU nº 57/2019, que alterou a Portaria CGU nº 1.089/2018, para regulamentar o Decreto nº 9.203/2017. A disposição legal estabelece as orientações para estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade nos órgãos e entidades do Governo Federal, tais como, ministérios, autarquias e fundações públicas.

Na UFRJ, a Unidade de Gestão da Integridade (UGI), estabelecida pela Portaria nº 8.933/2021, é a estrutura que coordena as ações que asseguram a conformidade dos servidores aos princípios éticos, aos procedimentos administrativos e às normas legais aplicáveis à Instituição, dando seguimento ao trabalho das comissões anteriormente instituídas pela Portaria nº 8236/2021 e Portaria nº 1690/2019.

Entre em contato com a UGI-UFRJ: ugi@reitoria.ufrj.br

Atribuições da UGI

Compete à Unidade de Gestão da Integridade da UFRJ (UGI-UFRJ):

1. coordenar e implementar o monitoramento contínuo do Programa de Integridade;
  2. atuar na orientação e treinamento dos servidores da UFRJ com relação aos temas atinentes ao Programa de Integridade;
  3. promover outras ações relacionadas à gestão da integridade, em conjunto com as demais áreas da UFRJ.
  4. coordenar o levantamento dos riscos à integridade prioritários e a elaboração das respectivas medidas de tratamento;
  5. estabelecer propostas de atualização e revisão anuais do Plano de Integridade da UFRJ e submetê-lo à aprovação do Comitê Interno de Governança;
  6. promover a disseminação de informações sobre o Programa de Integridade;
  7. propor estratégias para expansão do alcance do Programa para fornecedores, organizações públicas ou privadas, e terceiros que mantenham relação com a Universidade;
  8. identificar eventuais vulnerabilidades à integridade nos trabalhos desenvolvidos pela universidade, propondo em conjunto com outras unidades as respectivas medidas para mitigação;
  9. estabelecer rotina de monitoramento da execução do Programa de Integridade;
  10. propor medidas para o aperfeiçoamento do Programa de Integridade.

A UGI-UFRJ possui caráter permanente e promoverá reuniões ordinárias mensalmente com quórum mínimo de metade de seus integrantes e convocações por meio eletrônico, ou extraordinariamente pela convocação de seu presidente.

Composição

A UGI-UFRJ é composta pelos seguintes servidores:

1. Rosinei Cusumano Chiavo – presidente, Superintendência-Geral de Governança (PR6); (portaria em andamento)
  2. Alexandra Cardoso Rangel, Instituto de Biologia (CCS);
  3. Elaine Cristina Saldanha Rocha,  Maternidade Escola (ME);
  4. Flávio Ferreira Fernandes, Fórum de Ciência e Cultura (FCC);
  5. Igor Segóvia de Mello, Gabinete da Reitoria (GR).
  6. Kátia Regina Soares Cardoso, Pró-Reitoria de Pessoal (PR4);
  7. Lara de Araujo e Silva, Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3);
  8. Lucas Martins Dias Maragno, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC);
  9. Tereza Cristina Brito de Carvalho, Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6);
  10. Colaboradora convidada: Cristina Ayoub Riche, profa. aposentada UFRJ.

Plano de Integridade da UFRJ

O Plano de Conduta e Integridade da UFRJ, em sua 5ª versão, de 2022, aprovado em 13 de fevereiro de 2023, pelo Comitê Interno de Governança, pode ser consultado aqui.

Versões anteriores: 4ª versão