No dia 11 de março, a Comissão de Ética esteve presente na semana de integração de novos servidores empossados, o Integra Minerva, promovido pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR4). Durante a palestra, a secretária da Comissão de Ética, Priscila Mendonça, destacou a importância de um ambiente ético e saudável e o papel de todos em sua construção.
Priscila ressaltou que a Universidade, após uma revisão em seus canais de acolhimento e apuração de denúncias, tem adotado uma política de tolerância zero às violências laborais, incluindo assédio moral, assédio sexual e discriminação. Durante sua exposição, apresentou os canais institucionais de acolhimento de denúncias e abordou os danos que a violência pode causar à vítima, à Instituição e ao próprio assediador. Além disso, exemplificou falhas éticas mais cotidianas que podem comprometer o ambiente organizacional, como:
- Tratamento desigual entre colegas de trabalho ou estudantes.
- Zombar de possíveis limitações de colega de trabalho, de estudante ou de paciente.
- Sugerir, de modo jocoso, que o outro possui problemas psicológicos.
- Gritar, insultar e fazer críticas permanentes.
- Falta de compromisso com os princípios da diversidade e inclusão.
Os novos servidores demonstraram especial interesse em entender como evitar a disseminação inadequada de informações sigilosas e de acesso restrito, bem como onde buscar acolhimento caso sejam vítimas ou testemunhas de falhas éticas. Por fim, Priscila reforçou que a ética é um compromisso coletivo e individual, e que ao zelarmos pela ética todos juntos, fortalecemos a UFRJ como um ambiente respeitoso e saudável para todos.
Para mais informações sobre o Integra Minerva, acesse: https://pessoal.ufrj.br/2025/03/pr-4-realiza-primeiro-integra-minerva-de-2025/