A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, em 24 de outubro, a versão atualizada do Fala.BR, a plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação do poder executivo federal .
Nesta nova versão, a CGU integrou padrões de design do governo digital, implementou melhorias na acessibilidade e alinhou o sistema às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, introduziu novas interfaces que fazem uso de tecnologias mais avançadas, mais modulares e mais performáticas, com intuito de aprimorar a experiência do usuário e isolar efeitos de eventuais problemas internos.
O que mudou?
Ao acessar a Plataforma do Fala.BR, o usuário já percebe a mudança. A tela inicial, que anteriormente apresentava diversas opções de manifestações, foi substituída para mostrar somente os dois principais grupos: LAI ou Ouvidoria.
No cadastro, os campos de gênero, cor e raça passaram a ser obrigatórios, visando aprimorar a qualificação dos registros para proporcionar estatísticas mais assertivas e assim possibilitar o direcionamento de políticas públicas mais efetivas.
Já o fluxo operacional para o registro de manifestações permanece inalterado, mantendo-se intuitivo para facilitar a transição dos usuários.
Notícia originalmente postada no site da Controladoria-Geral da União no dia 24/10/2023 (aqui)