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Nova versão do Fala.BR melhora a experiência dos usuários na plataforma

Tecnologias avançadas aumentam a acessibilidade e permitem o atendimento às diretrizes da LGPD. Os campos de gênero, cor e raça passam a ser obrigatórios e possibilitam o direcionamento de políticas públicas.

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, em 24 de outubro, a versão atualizada do Fala.BR, a plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação do poder executivo federal .

Nesta nova versão, a CGU integrou padrões de design do governo digital, implementou melhorias na acessibilidade e alinhou o sistema às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, introduziu novas interfaces que fazem uso de tecnologias mais avançadas, mais modulares e mais performáticas, com intuito de aprimorar a experiência do usuário e isolar efeitos de eventuais problemas internos.

O que mudou?

Ao acessar a Plataforma do Fala.BR, o usuário já percebe a mudança. A tela inicial, que anteriormente apresentava diversas opções de manifestações, foi substituída para mostrar somente os dois principais grupos: LAI ou Ouvidoria.

No cadastro, os campos de gênero, cor e raça passaram a ser obrigatórios, visando aprimorar a qualificação dos registros para proporcionar estatísticas mais assertivas e assim possibilitar o direcionamento de políticas públicas mais efetivas.

Já o fluxo operacional para o registro de manifestações permanece inalterado, mantendo-se intuitivo para facilitar a transição dos usuários.

Confira o manual do Fala.BR

Notícia originalmente postada no site da Controladoria-Geral da União no dia 24/10/2023 (aqui)