Categorias
Governança Todas as notícias

UFRJ realiza o evento Governança Ativa na UFRJ

No dia 7 de novembro, a UFRJ realizou o evento Governança Ativa na UFRJ, organizado pela Superintendência-Geral de Governança (SGGov), com apoio do Parque Tecnológico.

No dia 7 de novembro, a UFRJ realizou o evento Governança Ativa na UFRJ, organizado pela Superintendência-Geral de Governança (SGGov), com apoio do Parque Tecnológico.

A mesa de abertura contou com a presença do Reitor e da Vice-Reitora, além do Superintendente regional da Controladoria-Geral da União no RJ, Carlos Henrique, e do representante do Tribunal de Contas da União, Daniel Jezini, cujas falas destacaram a importância da governança para a transparência e eficiência na administração pública.

O evento alcançou significativa adesão, com ampla participação da comunidade universitária, incluindo autoridades internas, como Pró-Reitores, e externas à UFRJ (TCU, CGU, UNIRIO, UFF, CNEN).

Durante a programação, painéis temáticos trouxeram palestras e discussões enriquecedoras, abordando boas práticas e estratégias para uma boa gestão institucional. A primeira palestra foi ministrada pelo auditor do TCU e coordenador do iESGo (levantamento de Governança promovido pelo TCU), Daniel Jezini, que destacou em sua fala a importância de autoavaliações como o iESGo para as instituições públicas.

No painel de Gestão de Riscos, estiveram presentes Carlos Ruivo, auditor federal da CGU, e Lucas Maragno, professor da FACC/UFRJ, que ministraram palestras sobre a Gestão de Riscos no setor público e a metodologia de Gestão de Riscos aplicada à UFRJ, respectivamente.

O evento também contou com um painel sobre Integridade Pública e outro sobre as ações da SGGov na instituição. O primeiro foi composto por Lidiênio Menezes, auditor federal da CGU, e pela professora Cristina Riche, ex-Ouvidora-Geral da UFRJ. Já o painel “SGGov ativa na UFRJ” contou com servidores da SGGov: Tereza de Carvalho, Leonardo Dourado e a Superintendente-Geral de Governança, Rosinei Chiavo.

Por fim, uma mesa aberta de debates mediada pela Pró-Reitora Claudia Cruz encerrou o evento, que se mostrou um sucesso, tendo inclusive alcançado a capacidade total do auditório, o que refletiu a importância dos temas nele tratados e aponta para um cenário animador de melhorias nas práticas institucionais.