Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

Para apoiar as organizações públicas brasileiras a enfrentar a corrupção, foi lançado, em 20 de maio de 2021, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que pretende construir melhores defesas contra fraudes e desvios e promover uma administração pública com elevados padrões de integridade. O objetivo é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Tendo em sua coordenação o Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União, a estratégia adotada pelo referido programa se baseia em autoavaliações realizadas por órgãos e entidades da Administração Pública, com a consequente elaboração de um Plano de Ações por intermédio do sistema e-Prevenção, a ser implementado pelos gestores destas instituições.

Na UFRJ, o PNPC foi implementado por intermédio do processo SEI nº 23079.243945/2021-49. No âmbito da Universidade, compete à Superintendência-Geral de Governança (SGGov) assessorar na gestão de integridade, riscos e controles internos. Em função disso, ela se encarrega de coordenar as atividades de autoavaliação do PNPC e identificar as instâncias responsáveis pela elaboração das respostas.

Este acompanhamento, que deve ser semestral, foi duramente impactado pelo aumento das prerrogativas institucionais da SGGov, pelas restrições de pessoal que afetaram a governança nos últimos anos, bem como pela greve deflagrada em 2024.

No entanto, com o recebimento de novos servidores, o monitoramento das ações do PNPC foram retomadas em 2024 e tornará a ser realizado semestralmente.

Um panorama do histórico da universidade a partir dos índices do programa, bem como seu estado atual, podem ser vistos por meio dos links abaixo.

Relatórios

Estado atual

Selo de participação do PNPC.
Veja aqui as entidades participantes: https://www.rededecontrole.gov.br/verifique-adesao-pnpc/