A Superintendência-Geral de Governança (SGGov), criada em junho de 2018 pelo Conselho Universitário (Resolução nº 04/2018), é a instância responsável pelo aprimoramento da gestão e da governança na UFRJ.
Por meio da SGGov, a UFRJ vem desenvolvendo diversas iniciativas com o objetivo de aprimorar o seu modelo de governança pública. A adoção de boas práticas de governança contribui para o constante desenvolvimento do processo de gestão institucional. São atribuições da SGGov:
Monitorar e avaliar atividades voltadas para o aperfeiçoamento contínuo da Governança Institucional.
Coordenar o monitoramento interno na instituição para implantação de normas e procedimentos que minimizem riscos inerentes à Administração Pública.
Coordenar e monitorar a política de gestão de riscos na Universidade, no âmbito da PR6.
Monitorar o processo de gestão de resultados da PR6 para assessorar o Pró-reitor.
Apresentar propostas relacionadas à organização e à modernização administrativa da UFRJ, garantindo condições adequadas para o desenvolvimento das atividades-fim da UFRJ.
Monitorar o cumprimento das orientações estratégicas e institucionais emanadas pelo Reitor.
Assessorar as unidades organizacionais da UFRJ na gestão de integridade, riscos e controles internos.
A SGGov exerce, ainda, a Gerência Geral do Sistema de Governança da UFRJ, apoiando a Reitoria e os órgãos colegiados superiores em sua gestão.