Na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro, a presidente da Comissão de Ética, Bianca Graziela S. G. da Silva, integrou a mesa de abertura do Seminário Interno do Colégio de Aplicação Edição 2025, que teve como tema central “Apelos da alteridade e corresponsabilidade ético-política na escola”.
Com o tema “Por uma ética atenta aos apelos da alteridade e à urgência da corresponsabilidade”, a mesa contou também com a participação da professora Beatriz Sancovschi, do Instituto de Psicologia da UFRJ, e do professor Rafael Haddock-Lobo, do Instituto de Filosofia da UFRJ.

Durante sua intervenção, Bianca Graziela abordou “As boas práticas em ambientes públicos”, destacando a importância do respeito nos relacionamentos dentro e fora da escola na construção de ambientes saudáveis, além da responsabilidade dos educadores e profissionais da educação como modelos que inspiram mentes ainda em desenvolvimento. Já a professora Beatriz Sancovschi tratou do tema “O que seria do eu sem o outro? Algumas reflexões sobre como viver na escola hoje”, refletindo a convivência e a formação da identidade no espaço escolar, em especial no pós pandemia. O professor Rafael Haddock-Lobo, por sua vez, discutiu “Três breves aprendizagens sobre alteridade: Martin Buber, Emmanuel Lévinas e Jacques Derrida”, trazendo referências filosóficas para ampliar a compreensão sobre a relação com o outro.

O seminário, que reuniu um expressivo número de servidores do colégio, foi aberto pela diretora, Cassandra Marina S. P. da Silva.







