No dia 18 de junho, celebramos o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, uma data instituída pela ONU em 2022 para promover a paz, a inclusão e o respeito entre todas as pessoas, independente de sua origem, crença ou identidade.
O discurso de ódio, manifestado de forma verbal, escrita ou digital, representa uma ameaça significativa à convivência harmoniosa e ao bem-estar de nossa sociedade. Na nossa universidade, onde a diversidade e a pluralidade são valores fundamentais, é imperativo tomarmos uma posição firme contra qualquer forma de discriminação e preconceito.
Nesse sentido, a Comissão de Ética da UFRJ convida a todos a refletirem sobre a importância de suas palavras e ações no cotidiano. Cada um de nós pode influenciar positivamente o ambiente que compartilhamos, promovendo uma cultura de respeito mútuo e compreensão.
Para desenvolver e apoiar iniciativas que eduquem e conscientizem sobre a importância de um ambiente ético e sobre os impactos negativos do discurso de ódio e da discriminação, a Comissão abre um canal para a comunidade enviar propostas e ideias de atividades que incentivem o diálogo, o respeito e a empatia: etica@reitoria.ufrj.br.
Contamos com o empenho de todos para que, juntos, possamos construir um espaço mais seguro e acolhedor para todos os membros da nossa comunidade acadêmica e profissional. Que possamos, cada vez mais, ser um exemplo de convivência pacífica e inclusiva.